cônjuge - définition. Qu'est-ce que cônjuge
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est cônjuge - définition

Matrimônio; Cônjuge; Matrimónio; Esposa; Marido; Casório; Cônjuges; Casada; Conúbio; Núpcias; Matrimônios; Esposo; Casamento (sacramento); Casamentos
  • [[Casamento civil]]
  • Registro de cerimônia de casamento da década de 1940-1950, em [[Pernambuco]], [[Brasil]].
  • Um casamento arranjado entre [[Luís XIV de França]] e [[Maria Teresa de Áustria]].
  • cristão]] em [[Quioto]], no [[Japão]]
  • Casamento entre duas mulheres

cônjuge         
sm (lat conjuge) Cada um dos esposos em relação ao outro
adj Que é casado.
Marido         
m.
Cônjuge do sexo masculino.
Homem, em relação à mulher com quem está ligado por casamento.
(Do lat. maritus)
casório         
sm (casar+ório) pop Casamento.

Wikipédia

Casamento

Casamento, matrimônio (português brasileiro) ou matrimónio (português europeu), casório ou desposório é um vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, cultural, religioso (vide casamento religioso) ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica é a coabitação, embora possa ser visto por muitos como um contrato. Normalmente, é marcado por um ato solene.

Na legislação portuguesa, o casamento é, efetivamente, definido como um contrato. Entretanto, na legislação brasileira, admite-se que o casamento é, ao mesmo tempo, contrato e instituição social, pois, apesar de possuir a forma de um contrato (sendo, na verdade, bem mais que um mero contrato), este possui conteúdo de instituição, visto que é regulado pelo Código Civil brasileiro de 10 de janeiro de 2002 (a partir do artigo 1 511).

As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade. Um casamento é, frequentemente, iniciado pela celebração de uma boda, que pode ser oficiada por um ministro religioso (padre, rabino, pastor), por um oficial do registro civil (normalmente juiz de casamentos) ou por um indivíduo que goza da confiança das duas pessoas que pretendem unir-se. Em direito, são chamadas "cônjuges" as pessoas que fazem parte de um casamento. O termo é neutro e pode se referir a homens e mulheres, sem distinção entre os sexos.